Os tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais, os primeiros existem a cerca de 200 milhões de anos antes dos dinossauros e sofreram muitas mudanças ao longo do tempo, e hoje existem aproximadamente 375 espécies pelo mundo!
Os tubarões são peixes valiosos, pois desempenham um papel crucial na limpeza dos oceanos, comendo animais mortos. Eles possuem uma capacidade incrível de perceber estímulos de todos os tipos, sendo capaz de perceber uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros! E a sua audição e a linha unilateral estão ligadas e funcionam como radares para perceber vibrações na água, também são dotados de uma espécie de sensores elétricos e por isso conseguem perceber a sua presa através dos impulsos elétricos.
A reprodução dos tubarões ocorre através da fecundação interna e na maior parte das espécies os peixes nascem de ovos! Sendo que cerca de 10% nascem diretamente da fêmea, sem a necessidade de ovos. E as fêmeas são maiores que os machos!!
Habitam as águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares. Podem viver até 80 anos, em geral, preferem águas mornas o que os faz nadar em direção as praias.
São carnívoros tendo em sua dieta composta por peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, arraias, focas e outros cações. Ao contrario do que se pensa, os tubarões não gostam de carne humana, mas sim os confundem com suas presas e por isso atacam! Tanto que dentre as 375 espécies existentes, cerca de 30 já atacaram os seres humanos, e desses 30 apenas 5 são considerados perigosos!
Os ataques de tubarões aos surfistas e banhistas ocorre principalmente pois os tubarões sentem que seu território está sendo invadido e ameaçado, ou apenas os confundem com suas presas!
Cerca de 40 pessoas morrem por ano em todo o mundo devido aos ataques de tubarões (a maioria morre por perda de sangue, não devorado por eles), porém, mais de 100 milhões de tubarões são mortos todos os anos pela caça esportiva e para fazer a famosa sopa de barbatanas muito apreciada nos países asiáticos (que por sinal, as barbatanas são cortadas com o animal ainda vivo, e após a retirada, são jogados vivos devolta ao mar, morrendo de fome ou devorados por outros tubarões)
Mesmo com tantos filmes e histórias sobre os ataques, em 2012 eu resolvi realizar meu sonho, fui para as Bahamas e mergulhei com um dos mais temidos e "perigosos", o tubarão tigre, ela possuia cerca de 3 metros! Foi a melhor experiência da minha vida!! (a foto abaixo foi tirada na minha ida as Bahamas, e sou eu com essa linda menina)
Então é isso gente, tomara que esse post faça todos olharem com outros olhos para esses magníficos animais, pra terminar, estou postando 2 das minhas 3 tatuagens, e ambas são em homenagem á minha paixão pelos tubarões! Se tiverem alguma duvida, só comentarem que vou tentar ao máximo ajudar! E aqui está a página do facebook da empresa que eu fui em Bahamas!Curtam a página para ver fotos e vídeos sobre os mergulhos por lá!!
0 comentários:
Postar um comentário